
Cosmiatria
A arte de gerenciar o envelhecimento e encontrar a beleza de ser quem você é em qualquer idade
A beleza existe e pode existir em qualquer faixa etária. Ser belo é encontrar o equilíbrio entre a beleza interna e a beleza externa. O envelhecimento chega para todos e aceitar esse evento é muito importante! Mas o envelhecimento traz consigo rugas, flacidez, perda de contorno facial, perda de estrutura óssea, perda de gordura.... Isso faz com que ao envelhecermos fiquemos diferentes de nós mesmos.... E em um certo momento não nos reconhecemos mais!
Todo mundo quer se sentir bem com a própria aparência e envelhecer não precisa significar abrir mão da beleza, que pode existir em qualquer faixa etária de maneira natural, equilibrada, sem descaracterizar aquilo que faz você ser quem você é.
A Cosmiatria é a área da Dermatologia que cuida da aparência da pele e do gerenciamento do envelhecimento por meio de cuidados tanto com cremes quanto com procedimento injetáveis e uso de tecnologias.
Atualmente a estética médica é um dos campos que mais evoluem na medicina e é por esse universo de possibilidades para cada fase da vida e cada tipo de pele que eu te guiarei agora.
O envelhecimento da pele é um processo natural, não podemos evitar envelhecer, mas é possível envelhecer sem perder as suas características. Envelhecer é uma dádiva, um privilégio dos que sobrevivem. Parar o tempo é impossível, mas a Cosmiatria nos ajuda a trabalhar com esse tempo e aliar a ciência ao que temos de melhor e aplicar na nossa face. Corrigir o que incomoda e realçar os pontos fortes.
À medida que envelhecemos, nosso corpo passa a produzir menos colágeno e elastina, que são as proteínas responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. A partir dos 30 anos perdemos cerca de 1% de colágeno ao ano. Após os 50 anos a produção total de colágeno fica em torno de 50% do total produzido no início da vida. Além disso, a taxa de renovação celular diminui.
Felizmente é possível criar uma poupança de colágeno que ajuda a manter a qualidade da pele, sua elasticidade, viço e luminosidade, além de usar outros procedimentos e tecnologias para clarear e evitar manchas, atenuar rugas e marcas de expressão e suavizar a flacidez.

Envelhecer é inevitável, ter uma pele envelhecida é opcional
Menopausa e envelhecimento da pele: existe beleza após o climatério
Quando falamos sobre o envelhecimento da pele, é preciso fatorar um elemento crucial no caso das mulheres: a menopausa. No climatério, tudo começa a mudar no corpo da mulher. A queda na produção dos hormônios estrógeno e progesterona marca o fim da fase fértil, mas afeta também a qualidade da pele. Após a menopausa perdemos 30% do nosso colágeno em 5 anos! Isso é muita coisa....
A redução dos níveis desses hormônios diminui a elasticidade, causa maior ressecamento e, com isso, mais propensão à flacidez e ao surgimento de rugas. Portanto, é uma fase que precisa de cuidados redobrados, que podem, inclusive, começar bem antes do seu início.
Existem procedimentos preventivos que podem começar a ser feitos após os 25 anos, como o bioestímulo de colágeno e a toxina botulínica preventiva, que evita a formação de rugas dinâmicas, aquelas que se formam com as expressões faciais.


Procedimentos estéticos e seu papel para manter a qualidade da pele
Existem diversos procedimentos que podem ser feitos para prevenir os sinais do envelhecimento da pele e isso não significa tentar parar o tempo e evitar envelhecer. Isso também não significa se transformar...
Esses procedimentos, que podem ser injetáveis ou tecnologias, existem para manter as características que fazem você ser quem você é. Além disso corrige aquilo que incomoda e que causa a descaracterização da face: como as rugas, a flacidez, a papada, o bigode chinês, as olheiras e bolsas embaixo dos olhos.
É muito comum que, ao envelhecer, as pessoas passem a não reconhecer mais o seu reflexo no espelho. O envelhecimento pode mudar o nosso rosto e é este o sentido da Cosmiatria para mim: tratar a face, sejam sinais do envelhecimento ou outras queixas estéticas, para que a imagem do espelho reflita quem você realmente é.
Por isso agora quero falar um pouco sobre os procedimentos que realizo e suas indicações de tratamento. Lembrando, é claro, que essas são informações genéricas. Para saber realmente qual é o melhor procedimento para você, é preciso passar por uma avaliação comigo.


A toxina botulínica, mais conhecida por um dos seus nomes comerciais, o Botox®, é uma substância injetável muito eficiente para a prevenção de rugas dinâmicas, aquelas que se formam com as expressões da face e que, se não cuidarmos, podem se transformar em rugas estáticas, aquelas que não precisam de movimento para se formar.
Toxina botulínica e Botox®
A toxina botulínica age paralisando temporariamente os músculos da face que causam essas rugas do movimento. É usada para suavizar rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos como os pés de galinha, as rugas na testa e as famosas rugas do bravo, na glabela (entre as sobrancelhas).
Mas a toxina botulínica não é usada só para o tratamento de rugas. Existem outras condições que podem ser tratadas, como a hiperidrose e como auxiliar no tratamento da enxaqueca crônica.
O efeito da toxina botulínica pode durar de três a seis meses, dependendo da musculatura local. O auge do seu efeito acontece quinze dias após a aplicação do produto. É um procedimento também preventivo e que pode começar a ser feito em qualquer idade desde que apresente as rugas dinâmicas (e somente em maiores de 18 anos).
Preenchedores faciais (fillers) ou estruturadores
Os preenchedores são substâncias a base de ácido hialurônico, substância essa que temos no nosso corpo, e que podem ser rapidamente absorvíveis ou mais duradouros de acordo com o cross link. São tratamentos injetáveis usados para preencher linhas de expressão, rugas, vincos profundos, sulcos nasolabiais (linhas de marionete), lábios finos, dar sustentação para perda de volume facial, fazer rinomodelação, tratar cicatrizes de acne e olheiras.
A duração dos resultados dos preenchedores varia de acordo com o tipo escolhido e do local injetado.
Hoje os preenchedores usados têm efeito temporário que gradualmente diminuem à medida que o corpo metaboliza o ácido hialurônico.
