5 mitos e verdades sobre procedimentos injetáveis
- Renata Menegatti
- 11 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jan.
Muitos mitos sobre toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores de colágeno circulam pela internet. Mas será que é tudo verdade? Neste post desvendamos alguns e confirmamos outros

Os procedimentos estéticos injetáveis se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos e nas redes existe muita coisa sendo dita sobre eles. Mas o que será verdade e o que não é? Vamos desvendar alguns dos principais mitos e apresentar as verdades sobre os procedimentos estéticos injetáveis, para que você possa tomar decisões mais informadas sobre a sua saúde e beleza após a avaliação com o dermatologista que indicará os procedimentos mais adequados ao seu tipo de pele e sua necessidade.
1: Os procedimentos injetáveis são dolorosos
Parcialmente verdade: A dor é relativa e varia de pessoa para pessoa. Mas a maioria dos procedimentos é realizada com anestesia local ou cremes anestésicos, o que torna o processo bastante tolerável e praticamente indolor.
2: Os resultados são imediatos
Mito: Os resultados variam de acordo com o tipo de procedimento e o produto utilizado. Alguns efeitos são visíveis imediatamente, como no caso dos preenchedores, mas o seu efeito total também precisa de tempo. Outros precisam de uma ação que demora algumas semanas, como a toxina botulínica e os bioestimuladores de colágeno.
3: Os procedimentos injetáveis são arriscados e podem causar complicações
Verdade: Como qualquer procedimento médico, os injetáveis podem apresentar riscos, como hematomas, inchaço e infecção. Por isso é importante que sejam realizados por médicos dermatologistas qualificados, com conhecimento em anatomia e nos produtos usados, além de um ambiente adequado. Isso minimiza os riscos de complicações.
4: Os procedimentos injetáveis são apenas para mulheres
Mito: Cada vez mais homens estão buscando os benefícios dos procedimentos injetáveis para melhorar a aparência e a autoestima. A toxina botulínica, por exemplo, é muito utilizada por homens para tratar rugas na testa e pés de galinha ou preenchedores para dar uma aparência mais masculina. Mas a aplicação desses produtos em homens e mulheres é diferente, afinal, a anatomia masculina tem outras necessidades
5: Os procedimentos injetáveis alteram a expressão facial
Mito: Quando realizados de forma correta, os procedimentos injetáveis não alteram a expressão facial, mas sim suavizam as rugas e linhas de expressão, proporcionando um aspecto mais natural e rejuvenescido e acentuando o que cada face tem de melhor.
Esses são alguns dos mitos que resolvi compartilhar com vocês. Tem outra dúvida? Me conta!